Ficamos muito felizes em compartilhar com vocês que, recentemente, tivemos a instalação de 42 módulos de energia solar na propriedade, cobrindo uma área de 144m2 e gerando aproximadamente 2.700 kW por mês.
Com isso, além da redução de custos, esperamos gerar benefícios ambientais significativos, como a diminuição das emissões de aproximadamente 3.240kg de CO2 por ano, uma estimativa levando em conta a matriz energética do país e a média global de emissões de carbono.
E o que isso significa?
Às vezes pode ser difícil entender o que esses números realmente representam. Vamos fazer alguns paralelos:
- Comparação com o Consumo Residencial no Brasil: A redução anual de 3.240kg de CO2 seria equivalente a mais de 1,68 vezes o consumo anual médio de eletricidade de uma residência brasileira.
- Viagem de Carro: seria equivalente a não dirigir um carro de passeio médio por aproximadamente 17.000 km, assumindo uma emissão média de 0.19kg CO2 por km.
- Consumo Alimentar: Representa a emissão de CO2 associada à produção de cerca de 1.200 kg de carne bovina, assumindo uma média de 27kg CO2 por kg de carne.
- Viagem Aérea: Seria comparável às emissões de CO2 de uma viagem de avião de curta distância (por exemplo, São Paulo a Rio de Janeiro) para cerca de 18 passageiros, assumindo uma média de 180kg CO2, por passageiro, por viagem.
Incrível, não é?
O projeto foi muito bem realizado pela Águia Solar, representada pelo técnico José Arlindo e sua equipe.
Vale ressaltar que essa iniciativa se soma a diversas práticas sustentáveis já adotadas pela aqui na fazenda, incluindo a preservação da mata nativa e dos topos de morros, proteção de nascentes, irrigação por gotejamento, reaproveitamento de água e uso responsável de defensivos agrícolas.
Seguimos com nosso compromisso de uma produção agrícola sustentável, demonstrando que é possível unir tradição e inovação para garantir um futuro mais verde e economicamente viável para todos.