“Ciclo do Carbono e Sustentabilidade na Produção Agropecuária” é o tema da nova edição da publicação Incaper em Revista, lançada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) nesta semana, durante o 3º Simpósio Incaper Pesquisa, realizado em Vitória.
Disponível nos sites da Biblioteca Rui Tendinha e da Editora Incaper, o novo volume da publicação anual é composto por seis artigos resultantes de estudos desenvolvidos no Espírito Santo pela equipe de extensionistas e pesquisadores do Incaper e instituições parceiras.
O primeiro artigo tem como objetivo demonstrar o potencial dos sistemas agroflorestais no sequestro de carbono, que ajuda na redução de gás carbônico na atmosfera, uma das principais causas do efeito estufa.
No âmbito da pecuária, a revista traz artigos sobre o cultivo de laranjeiras como estratégia para substituição de pastagens degradadas e sobre emissões e mitigação de gases de efeito estufa na pecuária bovina.
Os outros três textos enfocam o contexto da cafeicultura. São eles: “Índice de impacto ambiental a partir da adoção de técnicas de produção de cafés especiais”, “Importância da melhoria da qualidade do café arábica na sustentabilidade de propriedades agrícolas” e “Desempenho agronômico e avaliação econômica de composto orgânico contendo borra de café na adubação da cultura do milho”.
A revista ainda apresenta duas entrevistas com especialistas nos temas centrais da publicação. A sustentabilidade é o foco da conversa com o engenheiro agrônomo, mestre em Tecnologia Ambiental e produtor de café de Minas Gerais, Marcelo Urtado. A segunda entrevista é com Marcos Antonio Matos, diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), sobre sequestro de carbono.
“O tema desta edição é de suma importância para o cenário atual da agricultura e da pecuária. Ao destacar os estudos e práticas desenvolvidos no Espírito Santo, a revista contribui significativamente para promover o desenvolvimento sustentável e abordar questões cruciais, como o sequestro de carbono em sistemas agroflorestais e estratégias inovadoras na pecuária, apontando caminhos para o setor agropecuário atuar com responsabilidade socioambiental e dar sua contribuição no contexto das mudanças climáticas. Esta edição reflete nosso compromisso em disseminar conhecimentos científicos para a aplicação de práticas mais sustentáveis e eficazes nas atividades agropecuárias”, afirma o diretor técnico do Incaper, Antonio Elias Souza.
Cada vez mais relevante
A nova edição de Incaper em Revista é um marco para a publicação. Após adequações, ela evoluiu de B5 para B4 na classificação Qualis, que é referência nacional para a avaliação da relevância de uma revista científica.
A publicação ganhou DOI (Digital Object Identifier) e ISSN eletrônico, se alinhando às normas internacionais de publicação, o que ampliou a sua presença em bases de dados relevantes, permitindo que pesquisadores de todo o mundo a encontrem com mais facilidade.
“Esses avanços demonstram o nosso comprometimento com a busca pela excelência e contribuem, principalmente, para o aumento da relevância e do reconhecimento das pesquisas realizadas pelo Instituto”, pontua a presidente do Comitê Editorial da revista, Merielem Frasson.
*Texto: Felipe Ribeiro (Assessoria de Imprensa Incaper).