Fazenda Laranjeiras abre suas portas para a Educação no Campo.

Depois da parceria com a Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite, a propriedade se coloca à disposição para receber e colaborar com outras instituições de ensino e pesquisa.

A educação é fundamental para todos, inclusive para a vida no campo. A educação prepara os jovens com habilidades técnicas, promove práticas agrícolas sustentáveis, melhora a qualidade de vida, retém talentos nas áreas rurais, fortalece as comunidades locais, impulsiona a produtividade agrícola e mantém vivas as tradições e a identidade cultural das regiões rurais.

Entretanto, instituições de ensino em áreas rurais enfrentam desafios significativos. A escassez de recursos, carência de acesso à tecnologia e o isolamento geográfico são apenas algumas das dificuldades.

Em um cenário em que muitos jovens deixam suas comunidades rurais em busca de oportunidades nos grandes centros urbanos, o campo frequentemente enfrenta a escassez de mão-de-obra. No entanto, uma educação rural sólida e de qualidade tem o poder de mudar esse quadro.

E foi acreditando nisso que a Fazenda Laranjeiras abriu suas portas para receber alunas da 2ª série de Educação Profissional de Nível Médio Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite, que participaram de atividades práticas como parte de um programa de estágio do Curso Técnico em Agropecuária.

Alunas da Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite participam de estágio na Fazenda Laranjeiras.

Durante a experiência, elas conheceram a plantação e o viveiro de mudas clonais, revolveram o café no terreiro e conversaram com o gestor e viveirista da propriedade, Valmir de Oliveira Silva, que recebeu as alunas, acompanhou o processo e respondeu a diversas perguntas. Para ele, a educação é a base de tudo.

“Fui emancipado com 16 anos e nessa época trabalhava na fazenda durante o dia enquanto fazia meu Ensino Médio à noite. Isso em 1979, quando não existiam muitas das tecnologias de hoje, como a internet. Foi muito difícil, mas fez muita diferença na minha vida. Todo jovem precisa estudar, principalmente os jovens do campo”, enfatizou Valmir.

Valmir acompanhou pessoalmente os trabalho e respondeu todas as dúvidas das estudantes.

Inspiração em uma grande mulher

A Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite é uma instituição rural dedicada à formação de jovens no campo, mas que também recebe alunos de zonas urbanas. 

Atualmente a escola trabalha no regime de “Pedagogia da Alternância”, com ênfase na educação do campo, onde os alunos passam uma semana na escola e outra em casa, de modo que consigam conciliar os estudos com o auxílio à família na lida da roça.

Seu nome homenageia Jacyra de Paula Miniguite, sogra de Valmir e figura reconhecida na região por ser uma das fundadoras da Feira Popular de Barra de São Francisco e por fomentar a educação durante toda sua vida.

“Essa escola tem a marca de uma grande mulher. Minha mãe Jacyra sempre acreditou que é possível viver com o trabalho no campo. Ela e meu pai, Leonel Miniguite, alimentaram os 8 filhos com atividades rurais. A horta era o nosso lugar de maior aprendizado. O respeito à natureza foi uma das belas lições que eles nos deixaram. A escola formando agentes críticos e transformadores, contribui para que nossos jovens permaneçam no campo e, junto com suas famílias, transformem a realidade do lugar onde vivem”, destacou Elisete Meneghetti, esposa de Valmir e umas das quatro filhas de Jacyra, que ainda teve mais quatro filhos homens.

Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite, em Barra de São Francisco, ES.
Leonel Miniguite e Jacyra de Paula Miniguite

Experiência prática é fundamental

Mayara de Almeida Lima, professora e coordenadora pedagógica da escola, afirma que essa experiência prática das alunas é fundamental para a conclusão de seus estudos.

Ela conta que são os estudantes, junto com suas famílias, quem escolhe a propriedade onde o estágio é realizado, que deve estar alinhada com os temas do programa, e que os resultados do trabalho são compartilhados com o produtor posteriormente.

“Os estudantes realizam seus estágios durante as férias e depois trazem para a escola as pesquisas e experiências que tiveram. O intuito dessas atividades é que eles identifiquem problemas relacionados ao tema e proponham soluções para o produtor, como forma de trazer melhorias para as propriedades rurais”, explicou Mayara.

As alunas Mayara Damião Rodrigues e Yasmin Gonçalves Saar

De acordo com o professor Geovane Meireles, Coordenador de Estágio da escola, o currículo inclui temas como saúde, reprodução e diversificação pecuária. A escola tem uma abordagem única de ensino, que perpassa vários trimestres e visa proporcionar uma educação prática e relevante para a vida no campo.

“Essas atividades práticas são muito importantes. Estamos nos esforçando para que tenha um estágio como esse por semestre, distribuindo melhor os horários durante o processo formativo, começando com a primeira série”, contou Meireles.

Jheniffer de Souza Pauli e Thamyris Correa Gomes passaram o dia na fazenda, realizando diversas tarefas práticas.

A diretora da escola, Sania Bonfim, destacou, ainda, que a Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite é uma instituição comunitária, gerida pelos agricultores e suas famílias e que vive na luta por recursos para manter seus projetos ativos.

“Nossa escola pertence a rede MEPES – Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo, onde se trabalha a Pedagogia da Alternância. Não é uma escola é pública, sendo comunitária do campo, pertencente às famílias camponesas. São essas famílias que realizam a gestão da EFA, juntamente com a coordenação da escola e o MEPES. A sustentabilidade da escola se dá pela parceria das famílias com a Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco e o Governo do Estado – ES e os grandes parceiros da escola. Porém, precisamos buscar novas possibilidades de melhoraria do espaço de vivência dos estudantes da EFA, para o fortalecimento da formação integral do jovem técnico em Agropecuária com ênfase na Agroecologia“, salientou Sania.

Elisete Meneghetti, esposa de Valmir e filha de Jacyra de Paula Miniguite, com as alunas da Escola Família Agrícola.

Muito mais pela frente

Essa colaboração entre a Fazenda Laranjeiras e a Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite é um exemplo de como a educação no campo pode ser transformadora e preparar os jovens para o futuro, enquanto também valoriza as tradições rurais. O trabalho conjunto entre a escola, os estudantes e as famílias é uma demonstração do compromisso com o desenvolvimento sustentável da região.

A Fazenda Laranjeiras, assim como seu gestor e viveirista Valmir, se colocam à disposição para contribuir com outras instituições de ensino e de pesquisa que compartilhem a paixão pela educação no campo e pelo fortalecimento das comunidades rurais.

Siga o Instagram da Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe esse texto com alguém que você goste.

Você também pode gostar

Outras notícias e artigos relacionados ao assunto.

Siga nosso perfil

Cadastre-se aqui para receber nossa newsletter e descobrir histórias, informações exclusivas e as últimas tendências do universo do café.

© Copyright 1970 – 2023 | Fazenda Laranjeiras – BSF/ES