Espírito Santo faz história na SIC 2023

O resultado mostra a força do café capixaba, que conquistou os dois principais títulos do importante Coffee of The Year 2023.

Foi com muito orgulho e admiração que presenciamos um momento histórico na última sexta-feira, com nosso querido Estado do Espírito Santo reafirmando seu protagonismo na produção de café ao conquistar as duas categorias do renomado prêmio Coffee of the Year 2023. Os resultados, anunciados no dia 10 de novembro durante a emocionante cerimônia de encerramento da Semana Internacional do Café (SIC) em Belo Horizonte (MG), revelam o excepcional desempenho dos produtores capixabas.

Na categoria Canéfora, Wagner Gomes Lopes, do Sítio 3 Marias, município de Alto Rio Novo, ergueu o troféu de campeão, evidenciando a excepcional qualidade dos cafés Conilon produzidos no estado. Luciene de Jesus Maia Santos, do Sítio N. S. Aparecida, Cacoal (RO), e Pedro Marcos Demartine Castro, do Sítio Vista Alegre, de Jerônimo Monteiro, completaram o pódio capixaba, conquistando o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Na categoria Arábica, Deneval Miranda Vieira Júnior, do Sítio Cordilheiras do Caparaó, localizado em Iúna, foi o campeão, destacando a excelência dos cafés produzidos nas montanhas capixabas. Em segundo lugar, José Alexandre Lacerda, do Sítio Forquilha do Rio, Espera Feliz (MG), reforçou a presença marcante da região no cenário cafeeiro. A terceira posição foi conquistada por Ana Paula Sperandio Lima, do Sítio Condado da Montanha, Marechal Floriano, consolidando a diversidade e qualidade dos grãos capixabas.

Além do reconhecimento como campeões desta edição do prêmio, os dois cafés vencedores foram negociados no próprio evento por valores que chegam a R$10 mil a saca.

Cafés capixabas vencem as duas categorias do Coffee of The Year 2023 / Foto: Adriano Zucolotto/Governo-ES

O governador Renato Casagrande, presente na cerimônia de premiação, expressou sua satisfação com os resultados e enalteceu o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura Capixaba. Ele destacou o comprometimento dos cafeicultores locais e o progresso do setor nos últimos anos.

O sucesso do café capixaba não se resume apenas aos prêmios, mas reflete também na economia e no emprego no estado. Com uma previsão de aumento na área plantada para este ano, a cafeicultura capixaba continua a gerar cerca de 400 mil empregos diretos e indiretos, marcando presença em mais de 75 mil propriedades agrícolas.

Veja a lista com todos os premiados

Canéfora

  • 1º lugar- Wagener Gomes Lopes- Alto Rio Novo (ES)
  • 2º lugar- Luciene de Jesus Maia Santos- Cacoal (RO)
  • 3º lugar- Pedro Marcos Demartine Castro- Jerônimo Monteiro (ES)
  • 4º lugar-Mauro Torres Ribeiro- Alegre (ES)
  • 5º lugar- Adair Batista Borges- Alto Rio Novo (ES)

Arábica

  • 1º lugar- Deneval Miranda Vieira Júnior- Iúna (ES)
  • 2º lugar- José Alexandre Lacerda- Espera Feliz (MG)
  • 3º lugar- Ana Paula Sperandio Lima- Marechal Floriano (ES)
  • 4º lugar- Eduardo Pinheiro Campos Filho- Patos de Minas (MG)
  • 5º lugar- Cedro Fornari- Iúna (ES)
  • 6º lugar- Lucas Antonio Gonçalves Franco- Botelhos (MG)
  • 7º lugar- Waldemar Ferreira de Paula Neto- Pedra Bonita (MG)
  • 8º lugar- Maria Aparecida Barroso dos Santos- Alto Jequitibá (MG)
  • 9º lugar-Valzilene Dutra Vieira- Iúna (ES)
  • 10º lugar- Carlos Alberto Monteiro- Alto Jequitibá (MG)

Sobre o Coffee of The Year 2023

Criado em 2012, o prêmio tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens de café.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe esse texto com alguém que você goste.

Você também pode gostar

Outras notícias e artigos relacionados ao assunto.

Siga nosso perfil

Cadastre-se aqui para receber nossa newsletter e descobrir histórias, informações exclusivas e as últimas tendências do universo do café.

© Copyright 1970 – 2023 | Fazenda Laranjeiras – BSF/ES