Você vai ler nesse texto:
- Agricultura Espacial pode oferecer uma solução para os desafios alimentares que o nosso mundo enfrenta.
- Como é a missão à Lua e o que a Embrapa tem a ver com isso.
- É possível cultivar café no espaço sideral?
—————————————
Pesquisar a produção de alimentos em ambientes inóspitos é importante não só para o futuro da exploração espacial, mas também para a segurança alimentar da própria humanidade.
E em breve o Brasil terá uma grande oportunidade de estudar o desenvolvimento de plantas fora do nosso planeta através da Missão Artemis, projeto da Agência Espacial Americana (NASA) que vai levar o ser humano de volta à Lua depois de mais de 50 anos.
O Brasil é um dos 29 países signatários do Artemis Accords, conjunto de princípios e diretrizes para a exploração segura e sustentável do espaço profundo, concordando em trabalhar juntos para desenvolver tecnologias e capacidades necessárias para enviar astronautas à Lua e estabelecer uma presença sustentável por lá, podendo ter um papel fundamental no projeto.
Agricultura Espacial
A agricultura espacial é muito importante dentro do projeto Artemis porque os astronautas e técnicos que futuramente vão explorar a Lua terão de se alimentar através do cultivo de plantas.
E não é só isso. Reconhecida como uma das principais empresas de pesquisa agrícola do mundo, a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, já vem trabalhando nesse tema há alguns anos, estudando o impacto da microgravidade no crescimento e desenvolvimento das plantas, o desenvolvimento de tecnologias para o cultivo de alimentos em ambientes extremos e o transporte e armazenamento de alimentos no espaço.
E qual será o papel do Brasil na missão Artemis?
Durante os próximos quatro anos serão feitas simulações de cultivo em nosso planeta. Na próxima fase do programa, durante a missão Artemis 4, com o envio de quatro astronautas à Lua em 2027, a Embrapa tentará embarcar algumas plantas, na forma de sementes ou germinadas. Os astronautas fariam o cultivo. Isso pode ser feito na Lua ou na estação espacial que ficará em órbita.
As plantas escolhidas inicialmente seriam hortaliças de fácil preparo, altamente nutritivas, que possam ser compactadas e tenham ciclo de crescimento curto, como a batata doce e o grão de bico.
É possível cultivar plantas no solo lunar?
Sim. E isso já foi feito.
Não na Lua propriamente dita, mas em amostras do solo lunar trazidas pelas missões Apollo entre 1969 e 1972.
Em 2022, pesquisadores da Universidade da Flórida plantaram sementes de uma erva daninha chamada “Arabidopsis thaliana” em 12 pequenos recipientes do tamanho de um dedal, cada um com uma grama de solo lunar, chamado de “regolito lunar”.
Todas as sementes germinaram e não houve diferenças externas nos primeiros estágios de crescimento entre as plantadas no regolito – composto principalmente de rochas de basalto trituradas – e sementes plantadas por razões comparativas em cinzas vulcânicas da Terra, com composições e tamanho de partícula semelhantes, confirmando que, sim, plantas podem crescer no solo lunar.
Contudo, no caso do estudo com as hortaliças, os pesquisadores vão utilizar água em vez de terra, através de técnicas como hidroponia e aeroponia, devido a sua capacidade de circular e ser reaproveitada.
E o café?
Embora o café não esteja dentro das plantas selecionadas inicialmente para o projeto Artemis, já existem pesquisas com seu cultivo no espaço.
Em 2020, a empresa norte-americana Front Range Biosciences — em parceria com a startup Space Cells e a Universidade do Colorado em Boulder — enviou à Estação Espacial Internacional (ISS), 480 culturas de células vegetais de café e cânhamo (tecidos cultivados para estudar as células ou órgãos vegetais das plantas), com o intuito de testar se a microgravidade causaria alguma alteração genética nas plantas. Os pesquisadores também queriam avaliar o crescimento e o desenvolvimento das plantas na ISS.
Os resultados do experimento mostraram que as células vegetais do café e do cânhamo sofreram algumas alterações genéticas na microgravidade, mas sem alterações significativas, não afetando o crescimento ou o desenvolvimento das plantas.
No entanto, é importante notar que o experimento foi realizado com células vegetais, não com plantas inteiras. Ainda é necessário realizar mais estudos para determinar se o café pode ser cultivado com sucesso na microgravidade.
O que é a missão Artemis?
A missão Artemis é um programa de voo espacial tripulado, desenvolvido pela Agência Espacial Americana (NASA) e parceiros internacionais, com o objetivo de pousar a primeira mulher e o próximo homem na Lua em 2024 e estabelecer uma presença sustentável na Lua até 2030.
O futuro está lá fora?
Talvez possíveis colônias na Lua ou em outros planetas ainda estejam distantes da realidade, mas estudar a produção de alimentos no espaço, assim como em outros ambientes hostis, tem o potencial de revolucionar a forma como produzimos alimentos e pode oferecer uma solução para os muitos desafios que o mundo já enfrenta, como o crescimento da população, a mudança climática e a escassez de recursos naturais.