Pesquisadores da Embrapa Café divulgaram recentemente um comunicado apresentando uma técnica que pode beneficiar produtores de cafés especiais, principalmente aqueles de menor porte, com recursos financeiros limitados e escassez de mão de obra.
Esta técnica sugere a estocagem de frutos maduros de café em água por até cinco dias consecutivos, visando facilitar e reduzir o trabalho na secagem do produto.
De acordo com o comunicado, a imersão dos frutos de café em água não compromete a qualidade do produto e facilita a seleção dos frutos maduros, podendo, inclusive, auxiliar na nutrição de outras culturas na propriedade, já que a água utilizada na estocagem é enriquecida com nutrientes do café.
O material (que pode ser acessado aqui gratuitamente), também destaca que a técnica permite aos produtores estocar os frutos maduros colhidos durante a semana e processá-los juntos, formando um único lote para a secagem. Isso não apenas otimiza a secagem, como também permite que a seleção manual dos frutos seja feita em condições mais confortáveis.
Os pesquisadores da Embrapa Café, juntamente com especialistas do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Consórcio Pesuisa Café, conduziram os estudos que validaram essa técnica.
Os interessados podem acessar o Comunicado Técnico 7 – Estocagem dos frutos maduros de café em água, para obter informações mais detalhadas sobre essa técnica e como aplicá-la.